segunda-feira, 21 de maio de 2012

Alergia alimentar

    Hoje estou postando sobre este assunto porque acho muito importante para quem que, assim como eu, sofre com alergia alimentar. Eu sempre tive alergia a uma série de alimentos, refrigerantes, catchup, salsicha com corante, chocolate......e por aí vai.....mas o que mais me preocupa é a alergia a laranja e mexirica (tangerina). Só de chegar perto, minha garganta fecha, meu ouvido coça e começo a tossir sem parar. Ando sempre com antialérgico dentro da bolsa.
    Neste sábado fui ao casamento de uns amigos e o primeiro canapé que eu peguei......tinha a danada da laranja.....bem que eu tentei ficar na festa por mais um tempinho.....mas havia esquecido o antialérgico em casa........tive que ir embora depois de 1 hora na festa.....já estava sufocando.
    Muitas pessoas acham que alergias são frescuras......a gente não gosta de um certo alimento e então para não ficar chato diz que tem alergia........mentira.....eu adoro laranja......mexirica então.....amo!!!!....mas a 8 anos que eu não posso nem passar perto delas!!!! A gente só tem alergia daquilo que é bom!!!!
    Bom.....então vamos deixar de trololó......e ir direto ao assunto.

Alergia Alimentar

    A alergia alimentar é uma reação indesejável que ocorre após a ingestão de determinados alimentos ou aditivos alimentares, ou seja, uma resposta exagerada do organismo à determinada substância presente nos alimentos.
    O termo hipersensibilidade alimentar (geralmente usado como sinônimo de alergia alimentar) pode ser definido como uma reação clínica adversa, reproduzível após a ingestão de alergenos (substâncias que desencadeiam a alergia) presentes nos alimentos, causados pela exposição a um estímulo em uma dose tolerada por pessoas normais.
    Entre os alimentos mais envolvidos encontramos: ovo, peixe, farinha de trigo, leite de vaca, soja e crustáceos. As reações graves (anafiláticas) estão, na maior parte das vezes, relacionadas à ingestão de crustáceos, leite de vaca, amendoim, e nozes. As reações adversas aos conservantes, corantes e aditivos alimentares são raras, mas não devem ser menosprezadas. 
     A maior parte dos sintomas surge minutos a duas horas após a ingestão. Tanto a natureza da reação como seu tempo de início e duração são importantes para estabelecer o diagnóstico de alergia alimentar. As reações cutâneas (que envolvem a pele) mais comuns são: urticária, inchaço, coceira e eczema; do sistema digestivo: diarréia, dor abdominal, vômitos, do aparelho respiratório: tosse, rouquidão e chiado no peito. A anafilaxia (reação anafilática) é desencadeada pela liberação maciça de substâncias químicas que despertam um quadro grave de resposta generalizada. Remédios, picadas de insetos, alimentos, etc., podem ser os desencadeantes. Em situações excepcionais o alimento induz o aparecimento, de coceira generalizada, edema (inchaços), tosse, edema de glote, rouquidão, diarréia, dor na barriga, vômitos, aperto no peito com queda da pressão arterial, arritmias cardíacas e colapso vascular (“choque anafilático”). 
    Não existe, ainda um remédio para tratar especificamente a alergia alimentar. Os medicamentos são utilizados para o tratamento dos sintomas (crise).  



Espero que esse post ajude vocês como me ajudou!!!
Um super beijo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou???? Comente então!!!!
Se não tiver blog..deixe seu e-mail para que eu possa retornar o carinho!!!