quinta-feira, 12 de abril de 2012

Baixa visão e cegueira

A visão é a nossa principal experiência sensorial. O cérebro humano é muito mais usado para a visão do que para qualquer outro sentido. É por meio da visão que adquirimos masi da metade dos conhecimentos a respeito do mundo que nos cerca.
Estima-se que 2% das pessoas apresentam defíciência visual. Isso, representado na realidade escolar, demonstra que a chance de termos um aluno com deficiência visual é muito grande.
Dividiremos essa defici~encia em dois grupos devido as diferenças entre elas: Baixa visão e cegueira. a estimativa é de que entre 1,7 milhão e pessoas apresentam uma deficiencia visual, sendo 20% apresentam cegueira e 80% baixa visão.

Baixa Visão
A baixa visão é a alteração significativa da capacidade funcional da visão decorrente de fatores isolados ou associados, como baixa acuidade visual significativa, redução importante do campo visual, alteração para visão de cores (daltonismo) e sensibilidade aos contrastes que interferem ou limitam o desempenho visual.
Uma pessoa com baixa visão precisa e ajuda especializada para ter as mesmas oportunidades de todos. isso mitas vezes pode ser resolvido com óculos apropriados.

Cegueira
A cegueira trata-se da perda total da visão que pode ser causado por inúmeros fatores, tais como traumas oculares ou patologias oftalmológicas que se agravem por falta de tratamento adequado ou gravidade da doença ocular. A cegueira pode ser congênita ou adquirida ao longo da vida do indivíduo. O dano que impede a pessoa de enxergar pode ser causado no nascimento, ainda durante a gestação ou em algum momento ao longo da vida da pessoa cega. Esta é uma deficiência que pode influenciar diretamente no dia a dia do paciente que terá de se adaptar ao mundo que vive sem este importante sentido.

Fontes:
Ciranda das diferenças

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou???? Comente então!!!!
Se não tiver blog..deixe seu e-mail para que eu possa retornar o carinho!!!