Planejamento anual 2012
Berçário II
Introdução
Observa-se que é nessa faixa etária que um marco se evidencia no brinquedo simbólico, o faz-de-conta. A fala, que agora se destaca, é a manifestação mais real e mais clara da função simbólica. Nesse momento a criança fará uma série de acomodações em busca de maior compreensão do mundo que a rodeia. Surge então, a intervenção do educador oferecendo atividades motoras, de experiências físicas, de exploração do seu corpo e dos objetos.
O brincar de faz-de-conta é fundamental: imitar pessoas, animais, situações diferentes, construir sua história de vida e outras pequenas histórias, além de participar de atividades de curta duração que envolve o coletivo, e de momentos para pequenas negociações e limites: permitindo-lhe assim, maior descontração e autonomia.
Objetivos
- Experimentar e utilizar os recursos que dispõe para satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados e agindo com expressiva autonomia;
- Desenvolver as percepções visual, olfativa, tátil auditiva e gustativa;
- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
- Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
- Ouvir, perceber e descriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
- Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, ampliando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artísticas;
- Observar e identificar imagens diversas;
- Interessar-se por histórias;
- Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contatos com pequenos animais, com plantas e objetos, manifestando curiosidade e interesse;
- Perceber as funções das partes do corpo e exercer um controle sobre elas;
- Socializar;
- Recrear;
- Descobrir e escrever as propriedades físicas dos objetos;
Habilidades a serem desenvolvidas
Formação pessoal e social
- Identidade e autonomia
- Reconhecer-se pelo nome, sem apelidos e também se reconhecer como parte pertencente a um grupo social onde se tem regras de convivência que devem ser cumpridas;
- Chamadinha;
- Atividades com fotos e pinturas;
- brincadeiras de faz-de-conta;
- Brincadeiras com espelho;
- Regras de convivência (que devem ser colocadas aos alunos de acordo com a faixa etária);
- Expressividade
- Realizar, na hora do banho, massagens, estimulação das palmas das mãos e dos pés, movimentos na água junto com a criança etc;
- Favorecer o desenvolvimento oral e corporal por meio da música, juntamente com as atividades de higiene, trocas, alimentação etc.;
- Proporcionar brincadeiras de roda, esconde-esconde e outras para permitir o desenvolvimento da oralidade, da espontaneidade e da socialização da criança;
- Utilizar brincadeiras com música para estimular as crianças na manutenção de boa postura (importante que o professor tome cuidados com sua própria postura, pois a criança age por imitação do adulto);
- Fazer uso de atividades no espelho, trabalhando a expressividade de cada um: as crianças farão caretas, mímicas, enfim, brincarão com a própria imagem;
- Desenvolver atividades relacionadas aos jogos de imitação e mímica;
- Hora da rodinha com histórias, músicas, etc;
- Brincadeiras ao ar livre;
- Brincadeiras livres e banho de sol (de acordo com as condições climáticas);
- Passeio externo ou interno;
- Brincadeiras coletivas ou opções individuais (organização de diferentes materiais para interação das crianças)
Conhecimento do mundo
- Corpo e movimento;
- Brincar em rodinhas levando a criança a levantar-se, sentar-se, andar, deitar, correr etc.;
- Contar histórias e pedir que as crianças participem com gestos e mímicas, dramatizando-as;
- Organizar atividades onde a criança possa manipular grandes e pequenos objetos, pular obstáculos, andar para frente e para trás, empurrar objetos, encaixar etc.;
- Proporcionar brincadeiras de estátua, fique onde está, corre-cotia, coelhinho na toca etc.;
- Propor brincadeiras diversas com corda elástica, bambolês, garrafas plásticas, colchões, bastões, bolas etc.
- Linguagem oral e escrita;
- Conversar e cantar, frequentemente, com o bebê para intensificar a relação afetiva e desenvolver a linguagem;
- Instigar a emissão de sons e a pronúncia de pequenas palavras carregadas de significado para o bebê;
- Incentivar a fala da criança nos diálogos, nas rodinhas etc.;
- Dialogar, na troca de roupas e na hora do banho, deixando a criança expressar verbalmente suas ideias e conhecimento do mundo com liberdade;
- Disponibilizar livros e revistas para folhear e nomear figuras, personagens, gravuras e reconhecer a linguagem escrita;
- Contar histórias e levar a criança a comentar;
- Proporcionar dramatizações com máscaras, fantoches, mímicas, imitar voz de personagens, animais;
- Propiciar brincadeiras de teatrinho usando roupas, sapatos, bolsas e outros objetos de adulto, deixando que as crianças criem diversas situações;
- Deixar que a criança se expresse livremente em histórias, parlendas etc.;
- Estimular a interação com outras crianças e adultos;
- Deixar a criança transmitir recados simples;
- Levar a criança a falar o nome das pessoas e objetos que estão por perto, pronunciando corretamente as palavras;
- Trabalhar com projetos de acordo com a faixa etária;
- Propiciar jogos de percepção e observação em situações cotidianas;
- Proporcionar momento de conto de histórias em ambientes diversificados (debaixo de árvores, antes de dormir etc.);
- Direcionar a ação pedagógica de forma a criar situações de fala e compreensão da linguagem (gravar fala, entrevistas com as crianças etc.);
- Natureza e Sociedade;
- Propiciar às crianças a observação da diversidade de pequenos animais presentes no ambiente;
- Ampliar o repertório histórico e cultural das crianças por meio de músicas, jogos e brincadeiras dos tempos de seus pais e avós;
- Oportunizar o manuseio e a exploração de diferentes tipos de objetos;
- Propiciar a exploração dos diversos órgãos sensoriais e suas funções como a visão, a audição, o tato, o olfato e o paladar para percepção do corpo e das interações que ele estabelece;
- Nomear com as crianças as partes do corpo e algumas funções de forma contextualizada, por meio de situações reais e cotidianas;
- Promover excursões pelos arredores da instituição para reconhecimento de animais, a fim de que as crianças percebam os sons produzidos, onde se abrigam, como se locomovem, como se alimentam etc.;
- Formular questões provocadoras para que as crianças manifestem suas hipóteses e encadeiem novas questões (Ex.: chuva caindo, relâmpagos, caule das plantas, tronco quebrado ou apodrecido etc.);
- Oportunizar informações em fontes variadas (livros, revistas, jornais, filmes etc.);
- Desenvolver projetos que integrem diversas dimensões do mundo social e natural.
- Imitar o som dos animais;
- Artes visuais;
- Levar a criança a imitar formas e figuras por meio da representação;
- Proporcionar exploração de marcas, gestos e texturas;
- Confeccionar tintas e massas com a participação das crianças para observação das propriedades, possibilidades de registro e transformações;
- Propor toques sobre diversos tipos de superfície como lixa, argila, papel liso, rugado etc.;
- Favorecer a articulação das sensações corporais e das marcas gráficas;
- Promover impressão de marcas em papel comprido ou no chão, para que as crianças caminhem e percebam suas marcas (claras/escuras);
- Imprimir com as crianças marcas gráficas utilizando o próprio corpo;
- Conhecimento Matemático;
- Oportunizar a criança brincadeiras como jogos de esconder ou de pega-pega onde um dos participantes deverá contar, enquanto espera os outros se posicionarem;
- Propor brincadeiras e cantigas que incluam diferentes formas de contagem (Ex.: a galinha do vizinho bota ovo amarelinho, bota um, bota dois… etc.);
- Propor situações que propiciem a troca de ideias sobre as representações;
- Propiciar a utilização de materiais como: massa de modelar de farinha de trigo com anilina;
- Construir diferentes circuitos de obstáculos com almofadas, colchonetes, pneus e panos por onde as crianças possam engatinhar ou andar;
- Possibilitar a representação do espaço numa outra dimensão (construir torres, pistas para carros e cidades, em blocos de madeira ou encaixe);
- Organizar painel com pesos e medidas das crianças para que elas observem suas diferenças (comparar o tamanho de seus pés e depois olhar os números em seus sapatos);
- Oportunizar à criança audição de músicas do folclore brasileiro, de rimas infantis, envolvendo contagem e números utilizados como forma de aproximação com a sequência numérica oral;
- Organizar o quadro de aniversariante, contendo a data do aniversário e a idade de cada criança;
- Providenciar, para cada berço, objetos (brinquedos, argolas, móbiles) para que o bebê possa observar, tocar, tendo um despertar prazeroso.
- Linguagem musical;
- Propiciar a escuta de diferentes sons produzidos por brinquedos sonoros;
- Levar a criança a ouvir e aprender canções, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mãos etc.;
- Estimular a produção de sons diversos (vozes de animais, ruídos, palmas, batidas de pés…);
- Favorecer a exploração de materiais sonoros de corda, percussão e sopro;
- Promover o contato com obras musicais diversas;
- Gravar as produções e interpretações das crianças;
- Realizar, durante o banho, brincadeiras com água e brinquedos sonoros alternando som e silêncio;
- Promover passeios pelo ambiente escolar para explorar os sons de cada espaço;
- Oferecer oportunidades de ouvir e observar os sons da natureza, em atividades externas;
- Confeccionar materiais sonoros, observando o nível de habilidade das crianças do berçário;
- Contar histórias enfatizando os sons existentes;
- Proporcionar a participação em jogos e brincadeiras cantadas;
- Promover a exploração livre dos sons graves e agudos (altura), forte ou fraco (intensidade), curtos ou longos (duração);
- As melodias, as canções e acalantos têm um espaço cativo neste período. Não deve esquecer-se das parlendas como brincadeiras para desenvolvimento oral;
- Os acalantos e brincos são formas de brincar musical característico da primeira fase da vida da criança.
- Estimulação
A repetição e os elogios são muito importantes para que as crianças se sintam estimuladas a avançar na construção do seu conhecimento. Para isso, o educador pode utilizar atividades de estimulação como as seguintes:
- Levar a mão do nenê a acariciar o seu rosto e fazer o mesmo com sua mão no rosto do nenê;
- Carregar a criança nos braços, voltada para a frente, formando uma cadeira com seus próprios braços, ou então acomodá-la de bruços, pois assim ela terá uma maior amplitude visual;
- Fazer movimentos com objetos coloridos, que façam barulho, para que a criança ouça, observe e acompanhe;
- Pendurar objetos coloridos e sonoros (sem exagerar na quantidade) em posições diferentes e na altura que a criança possa alcançar (no início, ela só olhará para eles; mais tarde, tentará tocá-los);
- Acomodar o nenê no chão, de bruços, sobre um tapete ou cobertor, com vários objetos coloridos ou que façam barulho à sua frente; fazer um pequeno rolo com uma toalha e colocá-lo debaixo do peito do nenê, estimulando-o para que ele se mova em direção aos objetos;
- Oferecer a mamadeira para o bebê, ajudando-o a segurá-la com as duas mãos, em posição reclinada;
- Olhar sempre nos olhos dessa criança e conversar com ela;
- Procurar deixar o nenê entre 3 e 6 meses, quando acordado, em posição reclinada, apoiado em travesseiro e com suas próprias mãos colocadas à frente;
- Procurar tornar a hora do banho bem agradável, segurando o bebê firme, para que se sinta seguro. Fazer brincadeiras como bater as mãos e os pés na água, colocar objetos que fiquem boiando na banheira para chamar atenção do bebê etc.;
- Levar, sempre que possível, o bebê para passear; cantar para ele e mostrar-lhe coisas diferentes;
- Fazer a criança rolar de um lado para o outro, sempre mostrando algum objeto colorido que possa interessá-la;
- Deitar o nenê de costas; aproximar um chocalho de seus pés e fazê-lo dar chutes para movimentá-lo e produzir sons;
- Colocar o bebê em frente a um espelho durante algum tempo, chamando-lhe a atenção para que se olhe;
- Dar à criança um objeto pequeno, procurando fazê-la passar de uma à outra mão;
- Dar dois objetos pequenos ao bebê para que segure um em cada mão; tentar fazê-lo bater um no outro.
- Procure imitar o som produzido;
- Oferecer ao nenê objetos de vários tipos como: espuma, lixa, toalha, madeira, metal, borracha e outros. Se ele estranhar, apresentar o objeto em outra ocasião e em outro contexto.
- Oferecer também alimentos ou objetos variados, para que a criança possa sentir gostos e cheiros diferentes. Exemplo: açúcar, sal, limão, talco, perfume etc.;
- Permitir que a criança vá, gradativamente, pegando com as próprias mãos, pedaços de frutas, pão etc.; permitir, também, que ela mexa na comida e não se importe se ela se sujar (esta atividade é importante para que mais tarde a criança aprenda a comer sozinha);
- Acariciar, cantar e repetir sons ou gestos emitidos pela criança na hora da troca de fraldas ou do banho;
- Fazer, a partir dos sete meses, o nenê sentar-se sozinho, em posição de ioga, apoiando as mãos na frente do corpo;
- Brincar de “cuca-achou” ou “achou-sumiu” com o nenê, cobrindo o seu rosto com um pano, chamando a sua atenção e levando-o a retirar o pano. Se o nenê não entender a brincadeira, recomeçar tampando somente a metade do seu rosto. Depois, esconder o rosto do nenê e esperar que ele retire o pano. Esta brincadeira deve ser acompanhada de risos e gritos de alegria. Repetir esta brincadeira escondendo objetos de que a criança goste;
- Bater palmas, levantar os braços, fazer gestos para que a criança o acompanhe já que ela gosta de imitar gestos;
- Colocar o nenê de pé (depois dos oito meses) sobre suas próprias pernas, segurando-lhe as mãos; fazer com que ele impulsione seu corpinho para cima e para baixo, que se levante apoiando-se nas grades do berço, do quadrado, numa mesinha, chamando ou mostrando um brinquedo interessante;
- Colocar vários objetos num barbante e ensinar a criança a puxá-los (esta atividade deve ser feita com os nenês que já engatinham ou que já andem);
- Dar papel macio para que os bebês rasguem ou amassem com o cuidado para não colocar na boca.
- Rotina
A construção da rotina deve ser feita pela escola levando-se em conta os seguintes aspectos:
- O cotidiano na creche está impregnado de vínculos e afetos nas atividades como comer, dormir, trocar fraldas, dar banhos etc.;
- O educador deve diversificar ao máximo o lugar das atividades, oportunizando passeios, excursões, entrevistas que proporcionem maior interação e diferentes leituras do mundo;
- As propostas devem ser desafiadoras, significativas e prazerosas, possibilitando novas descobertas;
- A diferenciação das realidades e a disponibilidade de materiais e espaços.
A avaliação acontecerá durante todo o processo através de reflexão do trabalho em desenvolvimento direcionado a ação planejada.
Amei suas dicas!
ResponderExcluirAbraços
Sônia Borba
Amei esse material, será muito útil, me inspirarei nele para realizar um trabalho cada vez mais bonito com meus bebês!Obrigada e um abraço.
ResponderExcluiradorei,é maravilhoso poder encontrar pessoas como voce,que compartilha com alegria parabens a sua inspiraçao vira em dobro por este lindo gesto de partilha,um excelente 2013 parabens
ResponderExcluiradorei a ajuda, pois estou pela primeira vez no berçario e quero trabalhar bastante com eles
ResponderExcluirParabéns pelo seu Blog, e parabéns também em compartilhar seus conhecimentos!! Abraços
ResponderExcluirAmei tudo. Estou trabalhando pela primeira vez com Berçário 2 e preciso muito dessas ajudas!
ResponderExcluirAdorei o plano me ajudou bastante .
ResponderExcluirAdorei o plano me ajudou bastante .
ResponderExcluirBoa tarde, qual a idade as crianças desse berçario II....
ResponderExcluirjosiane.neves@hotmail.com
Grata.
O Berçário II são alunos de 1 a 2 anos.
ExcluirMuito Bom! Me ajudou bastante. Obrigada
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