Minha irmã está fazendo coelhinhos da páscoa em EVA para vender na loja em Conservatória (RJ).
Olha só que lindos!!!
Bjocas!!!!!
quinta-feira, 31 de março de 2011
Projeto: Coelhinho da Páscoa o que trazes para mim....
Este é o projeto que eu estou montando para a minha turma deste ano.
Espero que seja útil para vocês também!!!
Um Bjão!!
Espero que seja útil para vocês também!!!
Um Bjão!!
Este é o meu coelhinho Bigode........lindo né!!!
Projeto: coelhinho da Páscoa o que trazes para mim?
Público-alvo: Alunos da Educação Infantil
Período: semana da Páscoa
Justificativa:
A Páscoa é uma data muito adorada pelas crianças, que esperam ansiosas pelo coelho e os ovos de chocolate.
Esta é uma tradição católica repleta de simbolismo: a morte e ressureição de Jesus Cristo.
As crianças devem ser colocadas em contato com esta tradição, mostrando o verdadeiro significado, sentido espiritual (de amor e doação) e não somete o comercial.
Objetivo geral:
· Proporcionar as crianças o entendimento (o vivenciar) do verdadeiro significado da Páscoa;
Objetivos específicos:
· Conhecer o significado da “Páscoa”;
· Conhecer os símbolos da Páscoa e o que cada um representa;
· Vivenciar o principal sentido da páscoa (respeito e amor ao próximo);
· Estimular a imaginação e a dramatização das crianças;
· Promover e estimular a linguagem oral;
· Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
· Recordar as cores através de jogos e brincadeiras;
· Relacionar os números com a quantidade.
Conteúdos englobados:
· Linguagem oral e escrita: Músicas e histórias sobre a páscoa;
· Matemática: Contagem de ovos de páscoa;
· Ciências: experiências com receitas de chocolate.
· Linguagem corporal: Canções e brincadeiras que envolvam o tema da páscoa;
Dicas de Desenvolvimento:
· História: O Coelho que não era da Páscoa – Ruth Rocha
· História: O Segredo dos ovos de Páscoa;
· Confecção de máscaras de coelhinho;
· Receitas de páscoa: Bolo de cenoura com chocolate, pirulitos de chocolate, brigadeiro;
· Confecção de cartazes com os símbolos da Páscoa
· Músicas: Sou coelhinho e Coelhinho da Páscoa;
· Conhecendo o coelho: Conhecer um coelho (se possível de verdade), a textura do seu pelo, como se movimenta, o que come, onde dorme;
· Brincadeiras: Coelhinho sai da Toca, caçando as cenouras;
Culminância
· O projeto encerra com a comemoração da Páscoa onde as crianças sairão com máscaras e ganharão doces de chocolate.
quarta-feira, 30 de março de 2011
Artes da Fabi
Estas foram as artes que a minha irmã Fabi fez para a festa de aniversário de 1 aninho da minha sobrinha Caroline.
Palhacinho de enfeite de mesa
muffins de palhacinho e macaquinho
docinhos de palhaços
muffins de leão e elefante
muffins de leão e coelhos saindo da cartola
muffins de palhaço e coelho
muffins de palhaços
Brigadeiros coloridos
O bolo
Mais docinhos
Fantasias
Minha irmã só me mandou esta semana as fotos da minha afilhada Yasmim e da minha sobrinha Carol com as fantasias de carnaval que eu fiz.......Olha como ficaram lindas!!!......ficaram não......são lindas!!!
Yasmim das cavernas
Palhacinha Caroline
segunda-feira, 28 de março de 2011
Projeto Educar para a vida, Crescer para o mundo
Andei um pouco sumida......Agora estou com uma turminha a tarde também.....substituindo uma professora doente.....Está meio complicado fazer tudo ao mesmo tempo......mas vai dá tudo certo.
Vou colocar aqui o projeto que a creche onde trabalho desenvolveu com as crianças no ano passado....foi muito legal!!!!
Espero que gostem!!!
Beijinhos!!!!!
Vou colocar aqui o projeto que a creche onde trabalho desenvolveu com as crianças no ano passado....foi muito legal!!!!
Espero que gostem!!!
Beijinhos!!!!!
Projeto: Educar para a vida, crescer para o mundo
Público-alvo: Alunos da Educação Infantil
Período: durante o ano letivo
Justificativa:
Diante da necessidade em desenvolver a ampliar os aspectos sociais de uma vida saudável, partindo do princípio que o respeito começa em mim mesmo e projeta-se no outro.
Objetivo geral:
· Que a nossa creche possa tornar-se um ambiente acolhedor, propiciando uma educação compromissada com o respeito, a atenção, a compreensão e toda atividade que colabore ao crescimento humano.
Objetivos específicos:
· Estreitar vínculos com a família;
· Respeitar as regras de convivência;
· Relacionar-se de forma carinhosa e atenciosa com todos;
· Respeitar o corpo tendo os hábitos de higiene necessários;
· Utilizar as palavrinhas de cordialidade com as pessoas a sua volta (desculpe, bom dia, boa tarde, obrigado...);
Conteúdos englobados:
· Identidade e autonomia: Com as regras de convivência e palavras de cordialidade;
· Ciência: com hábitos de higiene;
Dicas de Desenvolvimento:
· Músicas que falam sobre o corpo;
· Histórias sobre o assunto;
· Cartazes com as regras de convivência;
· Reunião com as famílias para palestras sobre higiene pessoal e cuidados com as crianças, limites;
Avaliação:
Encerramos o nosso projeto, no mês de outubro, através da exposição de trabalhos produzidos pelos alunos, envolvendo a família.
terça-feira, 22 de março de 2011
Atividades sobre o Outono
Estas são algumas ideias de atividades para o Projeto Outono
O livro de pano que mostra as frutas também é uma boa ideia para trabalhar com as crianças (está em livros de pano 2 no marcador brinquedos pedagógicos).
O livro de pano que mostra as frutas também é uma boa ideia para trabalhar com as crianças (está em livros de pano 2 no marcador brinquedos pedagógicos).
Projeto: Outono - A estação das frutas
Projeto: Outono – A estação das frutas
Público-alvo: Alunos da Educação Infantil
Período: Uma semana
Justificativa:
O outono é a estação do ano que antecede o inverno. É ela quem faz a transição entre o calor do verão e o frio do inverno. É também no outono que a maioria das frutas ficam maduras. Por isso é chamada de estação das frutas.
Esta é uma época propicia para mostrar as crianças a importância das frutas numa alimentação saudável.
Objetivo geral:
· Estimular e valorizar a importância da ingestão de frutas para o bom funcionamento do corpo humano;
Objetivos específicos:
· Conhecer as características da estação Outono;
· Explorar as formas e as cores das frutas;
· Explorar os sabores das frutas;
Conteúdos englobados:
· Linguagem: textos sobre as frutas, receitas com frutas;
· Matemática: exploração de tamanhos, formas e cores;
· Ciência: experiências com receitas e desenvolvimento de percepções gustativa e tátil e conhecendo as árvores;
· Artes: Histórias e pinturas com as frutas;
Dicas de Desenvolvimento:
· Conversa com a turma sobre o outono;
· Fazer um cartaz com as frutas do outono;
· História: A sementinha Juju;
· Montar um cartaz com as partes de uma árvore;
· Fazer pinturas utilizando folhas secas;
· Brincar com o livro das frutas;
· Fazer receitas que tenham frutas (vitaminas de mamão, banana...);
Culminância
· Fazer uma salada de frutas com a turma;
sexta-feira, 18 de março de 2011
Cinnamons
Esta receita parece difícil, mas é muito fácil e gostosa!!!! Eu já fiz de queijo e presunto e de ricota com orégano..........fica uma delícia!!!!!!!
Ingredientes:
Massa
4 tabletes de fermento biológico (60gr)
100gr de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 ovo
5 xícaras e meia (chá) de farinha de trigo
Recheio
o recheio pode ser salgado: de ricota com orégano, queijo com presunto ou frango; ou doce: frutas cristalizadas, queijo com goiabada ou banana com canela.
Modo de preparo:
Em uma tigela grande em misture o fermento em meia xícara de aguá morna por cerca de 10 minutos. Acrecente a manteiga, o leite, o sal, o açúcar e o ovo. Misture a farinha aos poucos até a massa ficar fofa e soltar das mãos. Cubra com um filme plástico e deixe descansar por cerca de 1 hora. Divida a massa em partes e abra com rolo de macarrão em uma superficie polvilhada com farinha de trigo, forme um retângulo, cubra com o recheio, enrole e corte fatias de aproximadamente 3cm. Forre uma forma com papel manteiga e coloque os cinnnamons virados para cima com uma distância de 10cm um do outro. Deixe descansar por 30 minutos e asse em forno médio (180°C), preaquecido, por 30 minutos ou até dourar.
Ingredientes:
Massa
4 tabletes de fermento biológico (60gr)
100gr de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 ovo
5 xícaras e meia (chá) de farinha de trigo
Recheio
o recheio pode ser salgado: de ricota com orégano, queijo com presunto ou frango; ou doce: frutas cristalizadas, queijo com goiabada ou banana com canela.
Modo de preparo:
Em uma tigela grande em misture o fermento em meia xícara de aguá morna por cerca de 10 minutos. Acrecente a manteiga, o leite, o sal, o açúcar e o ovo. Misture a farinha aos poucos até a massa ficar fofa e soltar das mãos. Cubra com um filme plástico e deixe descansar por cerca de 1 hora. Divida a massa em partes e abra com rolo de macarrão em uma superficie polvilhada com farinha de trigo, forme um retângulo, cubra com o recheio, enrole e corte fatias de aproximadamente 3cm. Forre uma forma com papel manteiga e coloque os cinnnamons virados para cima com uma distância de 10cm um do outro. Deixe descansar por 30 minutos e asse em forno médio (180°C), preaquecido, por 30 minutos ou até dourar.
Agora é só se deliciar!!!!!!!!!
quarta-feira, 16 de março de 2011
Histórias mudas 1
Para quem trabalha com crianças pequenas é bem interessante montar histórias mudas, na qual as crianças podem montar a sua própria história com base nas imagens que elas estão vendo.
Estas histórias desenvolvem a capacidade de observação, atenção, a coordenação de fatos e principalmente, a imaginação!
Estarei colocando algumas que vou trabalhar com a minha turminha este ano e depois conto como foi esta experiência!
Esta é a primeira!!!!!
Bjão!!!
Estas histórias desenvolvem a capacidade de observação, atenção, a coordenação de fatos e principalmente, a imaginação!
Estarei colocando algumas que vou trabalhar com a minha turminha este ano e depois conto como foi esta experiência!
Esta é a primeira!!!!!
Bjão!!!
terça-feira, 15 de março de 2011
Dia do Circo
Estes são os chapéuzinho e gravatinhas que eu fiz pra o dia do circo.
Meus pequenos não estão pintados porque só iriam colocar na hora de ir embora.
Espero que gostem!!!!
Meus pequenos não estão pintados porque só iriam colocar na hora de ir embora.
Espero que gostem!!!!
Os chapeuzinhos e as gravatinhas
Juliana e Gustavo
segunda-feira, 14 de março de 2011
Músicas para o dia-a-dia na Creche
Eu sei o quanto é dificil para os professores novos se acostumarem com a rotina de uma creche. Mesmo os com mais experiência (fiquei 7 anos em escola), quando chegam numa creche se enrolam. A rotina é completamente diferente. Tem a hora do café, do almoço, do descanso, do café novamente, do banho, da janta.....Ufa!!! E entre estes horários, temos que fazer as atividades do planejamento, cantar, brincar, levar ao banheiro (os que já vão) e trocar fraldas. Nem sei quem disse que trabalhar em creche é mais fácil!!!!!
Pois é.......
Por isso, eu estou colocando aqui umas musiquinhas que eu costumo cantar com a minha turminha.
Tem musiquinha pra tudo.........é uma das maneiras de mantê-los sempre atentos!!!!
A minha turma gosta muito de musica.......e olha que eu nem tenho uma voz tão boa assim!!!! Sou bem desafinada!!!
Espero que elas ajudem!!!!!!
Bjão!!!!!!
Pois é.......
Por isso, eu estou colocando aqui umas musiquinhas que eu costumo cantar com a minha turminha.
Tem musiquinha pra tudo.........é uma das maneiras de mantê-los sempre atentos!!!!
A minha turma gosta muito de musica.......e olha que eu nem tenho uma voz tão boa assim!!!! Sou bem desafinada!!!
Espero que elas ajudem!!!!!!
Bjão!!!!!!
Músicas para o dia-a-dia da creche
Para trabalhar na rodinha
Chegada:
Bom dia (boa tarde) amiguinho, como vai?
A nossa amizade cresce mais!
Faremos o possível para sermos bons amigos!
Bom dia (boa tarde) amiguinho, como vai?
Dias da Semana:
· Sete dias a semana tem, sete dias a semana tem.
Uma passa e a outra logo vem, Uma passa e a outra logo vem.
Domingo, segunda, terça, quarta-feira, quinta, sexta, sábado!
· Hoje é............(dia da semana), que dia feliz!
Tantas coisas bonitas a tia nos diz!
Cantemos felizes, a canção do dia!
Hoje é .........(dia da semana), dia de alegria!
Chamadinha:
· Tchibum, tchibum, Chalalala,
Tchibum, tchibum, Chalalala,
O peixe quer nadar, a ave quer voar,
E eu só quero amar, o amor que existe em mim,
Alô, alô (dizer o nome da criança), gosto de você!
· “Perdi meu anel no mar.
Não pude mais encontrar.
E o mar que trouxe a(o) ...(dizer o nome do aluno),
De presente para brincar.”
(quando todos os alunos já tiverem colocado o seu nome na chamadinha, a música termina assim).
“Parou na goela da baleia, ou foi no dedo da sereia,
Ou quem sabe o pescador encontrou o anel e deu para o seu amor!”
· O (letra correspondente ao nome da criança) é uma letrinha que se encontra no ABC,
.........(nome da criança que tenha a letra dita no início da música) você não sabe como eu gosto de você!
· Meu nome é bonitinho, eu vou mostrar!
Lá na chamadinha eu vou colocar!
Com atenção e muito carinho!
Vou colocar o meu nome bem direitinho!
Janelinha do tempo
· A janelinha fecha quando está chovendo!
A janelinha abre se o sol está aparecendo!
Fechou, abriu, fechou, abriu, fechou, abriu!
O guarda-chuva abre quando está chovendo!
O guarda-chuva fecha se o sol está aparecendo!
Abriu, fechou, abriu, fechou, abriu, fechou!
Para o trenzinho
· O trenzinho subiu a serra
Foi parar lá na estação
Bebeu água e lavou a cara
Encheu a barriga de carvão!
· Lá vai o trem, vai subindo pelo monte!
Lá vai o trem, vai subindo pelo monte!
Ele vai por aí, piui-piui!
Ele vai por aí, piui-piui!
Café com pão, bolacha não!
Café com pão, bolacha não!
Chique, chique, choque, choque,
Bota lenha, põe carvão!
· Eu já sei, eu já sei fazer o trenzinho
É atrás, é atrás do amiguinho!
· Nossa fila é um trenzinho,
Cada um tem o seu lugar!
Vou andando bonitinho,
Não precisa empurrar!
Para a hora de guardar os brinquedos
· Está na hora, está na hora,
De guardar os brinquedinhos!
Vamos juntos, vamos juntos,
Deixar tudo arrumadinho!
· Cata aqui, cata ali, vamos ajudar!
Nossa sala deve ser como nosso lar!
Para a hora do lanche
· Meu lanchinho, meu lanchinho
Vou comer, vou comer!
Para ficar fortinho, para ficar fortinho!
E crescer, e crescer!
Agora eu presto muita atenção!
Para o meu lanchinho não cair no chão!
Para a hora de relaxar
Vou, vou, vou, vou ficar quietinho
Para descansar esse meu corpinho!
Já brinquei, brinquei sem parar
O meu corpinho agora precisa descansar!
Para a hora da saída
· Está na hora da saída, eu preciso ir embora!
A mamãe já está chegando!
Vou para casa sem demora!
· Tchau tia .....(falar o nome da professora), mamãe chegou!
Contente para casa agora eu vou!
Tchau tia .....(falar o nome da professora), mamãe chegou!
Contente para casa agora eu vou!
Chalalalalá eu não vou só!
Chalalalalá eu não vou só!
Eu vou com Deus! Eu vou com Deus!
Assinar:
Postagens (Atom)