quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A borboleta e o Sábio

Havia um pai que morava com as suas duas jovens filhas, meninas muito curiosas e inteligentes. Elas sempre faziam muitas perguntas. Algumas, ele sabia responder. Outras, não fazia a mínima ideia da resposta. 
Como lhes pretendia oferecer a melhor educação, mandou-as passar as férias com um velho sábio que morava no alto de uma colina. Este, por sua vez, respondia a todas as perguntas sem hesitar.
Já muito impacientes com a situação, pois constataram que o tal velho era realmente sábio, resolveram inventar uma pergunta que ele não soubesse responder. 
Passaram-se alguns dias e uma das meninas apareceu com uma linda borboleta azul e exclamou para a sua irmã: “Desta vez o sábio não vai saber a resposta!”.
“O que vais fazer?”, perguntou a outra menina.
“Tenho uma borboleta azul nas minhas mãos. Vou perguntar ao sábio se a borboleta está viva ou morta. Se ele disser que ela está morta, vou abrir as minhas mãos e deixá-la voar para o céu. Se ele disser que ela está viva, vou apertá-la rapidamente, esmagá-la e, assim, matá-la. Como consequência, qualquer resposta que o velho nos der vai estar errada.”
As duas meninas foram, então, ao encontro do sábio, que estava a meditar sob um eucalipto na montanha. A menina aproximou-se e perguntou se a borboleta na sua mão estava viva ou morta. Calmamente, o sábio sorriu e respondeu: 

“Depende de ti. Ela está nas tuas mãos.”

Um comentário:

  1. Nossa!que maravilhoso este texto atraves dele eu preparei uma aula abençoada de reflexaõ para as minhas crianças do progeto crescer. que Deus te encha sempre de sabedoria,muito obrigada.

    ResponderExcluir

Gostou???? Comente então!!!!
Se não tiver blog..deixe seu e-mail para que eu possa retornar o carinho!!!