quarta-feira, 22 de junho de 2011

Projeto Animais

 
Projeto: “No céu, no ar, no mar,
os animais estão em todo o lugar”

Público-alvo: Alunos da Educação Infantil


Período: três semanas


Justificativa:
 Os animais despertam o interesse natural das crianças, estão sempre no imaginário infantil (em desenhos animados, histórias, brinquedos...) e no desejo delas de estarem em contato com eles ou conhecê-los mais.

Objetivo geral:
Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
 

Objetivos específicos:
  •   Conhecer os diferentes tipos de animais; 
  • Conhecer a utilidade dos animais; 
  • Identificar os animais domésticos e selvagens; 
  • Desenvolver imaginação e criatividade; 
  • Identificar onde vivem cada tipo de animal; 
  • Apreciar a natureza respeitando os animais;


     Conteúdos englobados:
  •  Linguagem: conversar sobre os animais e ampliar o vocabulário;
  •  Matemática: Contagem de número de patas dos animais; e tamanho dos animais(grandes e pequenos); 
  • Ciências: Pelagem dos animais, habitat natural dos animais; 
  • Artes: Confecção de brinquedos com materiais reciclados;


Dicas de Desenvolvimento:

  •  Lendas e parlendas sobre animais: Galinha do vizinho; 
  • Músicas sobre animais: Sitio do Seu Lobato, Meu pintinho; 
  • Histórias sobre animais: Galinha ruiva, três porquinhos, patinho feio, a Arca de Noé; 
  • Filmes sobre animais: Procurando Nemo, Bambi, Bumbo... 
  • Classificação dos animais (aquáticos, terrestres, aéreos);
  •  Classificar animais que podemos ou não ter em casa (domésticos e selvagens); 
  •   “O MEU ANIMAL FAVORITO”: Cada aluno levará para casa a caixa mágica e colocará nele o seu animal preferido.  Conversaremos sobre as características do animal trazido pelo aluno; 
  • “NOSSO MASCOTE”: A turma adotará um mascote (pode ser cachorro, gato, pato, macaco...de pelúcia). Os alunos levarão para casa o mascote e no outro dia contarão o que fizeram com o visitante. 
  • Trazer fotos dos animais que tem em casa para montagem de um mural e conversa sobre os cuidados com estes animais; 
  • Explorar texturas dos pelos dos animais (escamas, pelos, lã, casco); 
  • Fazer história coletiva com a turma; 
  • Imitar o som e os gestos dos animais;


Avaliação:

·         A avaliação será continuada levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento dos alunos com as atividades do tema;



Um comentário:

  1. Temos que passar o conhecimento para nossas crianças,que os Animais também são seres vivos,que assim como eles precisam de nós para sobreviver,nós também precisamos deles para sobreviver e temos que dar a eles todo cuidado merecido..

    Adorei tuas idéias *-*

    ResponderExcluir

Gostou???? Comente então!!!!
Se não tiver blog..deixe seu e-mail para que eu possa retornar o carinho!!!