quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Psicologia da Educação

O que nós, educadores, aprendemos com o maiores nomes em psicologia da educação...


JEAN PIAJET: Aprendemos a conhecer os estágios de desenvolvimento. Para ele, o processo de construção do conhecimento ocorre em etapas, que evoluem progressivamente por meio de estruturas de raciocínio que surgem com base em mecanismo de adaptação do organismo a novas situações. É, por tanto, pelas próprias experiências que a criança constrói o conhecimento - concepção de originou o famoso termo construtivismo.







HENRI WALLON: Aprendemos a valorizar os espaços da sala de aula e a liberdade de movimento. Segundo ele, é por meio das emoções que a criança se relaciona com o mundo e se desenvolve. E o aspecto emocional está intimamente ligado ôrganico: altera os batimentos cardíacos, a respiração, a tensão muscular. Assim, a criança precisa de espaço para se movimentar, expressar as suas emoções e relacionar-se afetivamente com o mundo.







LEV VYGOTSKY:  Aprendemos a interagir com os alunos. Vygotsky defendia uma teoria sociocultural do desenvolvimento: para ele, é nas relações pessoais que o ser humano se constrói; é por maio delas que o indivíduo internaliza os elemaentos da cultura. a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento e, portanto, o professor tem o papel de inteferir, propondo desafios, desenncadeandoavanços e estimulando a interação entre as crianças. 

Um comentário:

  1. Mas infelizmente a obra de Piaget na Educação foi reduzida ao desenvolvimento das estruturas lógico-matemáticas, particularmente aos seus estágios sucessivos. Assim, é importante destacar que, quanto melhor forem conhecidos os mecanismos psicológicos que formam as diferentes operações, noções e explicações do mundo real, e não somente das operações lógico-matemáticas, as contribuições de Piaget para a prática educativa serão muito relevantes.

    Já estou seguindo o blog. Espero sua visitinha no meu. Também sou formada em História e atuo na área, e agora estou cursando pedagogia (estou adorando).

    http://passosdaval.blogspot.com/

    =)

    ResponderExcluir

Gostou???? Comente então!!!!
Se não tiver blog..deixe seu e-mail para que eu possa retornar o carinho!!!