domingo, 30 de janeiro de 2011

Obesidade infantil

Segundo pesquisas dois terços de todos os brasileiros estão com sobrepeso ou sofrem de obesidade. Isto significa que quando saímos à rua, cada 10 pessoas que vimos 6 sofrem de sobrepeso ou estão obesos.
Atualmente na nossa sociedade é mais frequente encontrar casos de obesidade na idade adulta do que na infância. No entanto a obesidade infantil está aumentando a níveis alarmantes. Estima-se que o número de crianças acima do peso no Brasil tenha aumentado 5 vezes nos últimos vinte anos, atingindo atualmente 10% das crianças no país.
As consequências para a saúde física, mental e emocional destas crianças é um problema sério. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto. Então, é necessário tomar alguma atitude contra o sobrepeso.
As causas da obesidade são muitasmas dentre elas podemos destacar:
*Má alimentação: Como exemplo os famosos sanduíches (hambúrguer, misto-quente, cheesburguer etc.) que as mamães adoram preparar para o lanche dos seus filhos, as batatas fritas, os bife passados na manteiga são os verdadeiros vilãs da alimentação infantil, vindo de encontro ao pessoal da equipe de saúde que condenam estes alimentos expondo os perigos da má alimentação aos pais onde alguns ainda pensam que criança saudável é criança gordinha. As crianças costumam também a imitar os pais em tudo que eles fazem, assim sendo se os pais tem hábitos alimentares errados, acaba induzindo seus filhos a se alimentarem do mesmo jeito.
*sedentarismo: A vida sedentária facilitada pelos avanços tecnológicos (computadores, televisão, videogames, etc.), fazem com que as crianças não precisem se esforçar fisicamente a nada. Hoje em dia, ao contrário de alguns anos atrás, as crianças ficam dentro de casa com atividades que não as estimulam a fazer atividades físicas como correr, jogar bola, brincar de pique etc., levando-as a passarem horas paradas enfrente a uma tv ou outro equipamento eletrônico e quase sempre com um pacote de biscoito ou um sanduíche regados a refrigerantes. Isto é um fator preocupante para o desenvolvimento da obesidade.
* fatores hormonais ou genéticos: A obesidade pode ainda ter correlação com variações hormonais tais como: excesso de insulina; deficiência do hormônio de crescimento; excesso de hidrocortizona, os estrógenos etc.
Para que as nossas crianças não passe por estas dificuldades logo na melhor época da sua vida, aqui vão algumas dicas recomendadas por médicos e nutricionistas para que você o previna contra esse mal e tenha uma vida sempre saudável:

*Seguir uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras;
*Respeitar os horários das refeições e evitar beliscar guloseimas entre os intervalos;
*Evitar alimentos gordurosos, como doces, frituras, hambúrguer, pizza e refrigerantes (não que a criança não possa comer nunca, mas de uma forma mais regrada);
*Praticar atividades físicas, sejam esportes no colégio ou em clube. Crianças tem que brincar de correr, pular, dançar, andar de bicicleta. Não só para gastar calorias, mas também energia;
*Evite sempre dizer sim: criança sem limites abusa na quantidade e na péssima escolha do alimento. Deve-se buscar ser mais liberal em outras situações;
*Ceder ao primeiro não gosto disso: a criança tende a dizer que não gosta mesmo do que nunca provou. Cada um pode comer o que quiser, mas experimentar é fundamental;
*Substituir refeições: não quer arroz e feijão, então toma só a sobremesa. Esse erro é muito comum, e se a criança conseguir uma vez, vai repetir a estratégia sempre;
*Falta criatividade na comida: a criança vai enjoar;
*Dar o exemplo: não adianta mandar a criança tomar sucos e beber refrigerante

A obesidade é um problema grave e deve ser encarado com cuidado. Quanto mais cedo for tratado, maiores são as chances de melhora.
Mas não se esqueça que o mais importante é estarmos de bem com nós mesmos. Ter um corpo legal depende do equilíbrio emocional e uma mente consciente.



                                    Bom Apetite!!!!!!!!

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou???? Comente então!!!!
Se não tiver blog..deixe seu e-mail para que eu possa retornar o carinho!!!